sexta-feira, 22 de março de 2013

CHANEL: CORAGEM E PERSISTÊNCIA



Sempre admirei Chanel como uma grife que já vestiu personalidades famosas e que se destaca pela beleza e elegância de seus modelos. Mas, após assistir alguns filmes, descobri que Chanel, a criadora deste império da moda, era uma mulher incrível como pessoa . Ela tinha uma força e uma determinação que não é comum para aquele tempo em que as mulheres preferiam escolher homens ricos para casar do que serem independentes.  
Chanel é um marco da história.Existe a moda antes de Chanel e a moda após Chanel. Corajosa, contrariou as ideias existentes na época. Ela libertou o corpo da mulher criando uma nova silhueta livre dos espartilhos do século XX. 



COCO CHANEL, A HISTÓRIA 

Gabrielle Chanel nasceu em 1883, no dia 19 de agosto, sob o signo de leão, na cidade de Saumur, na França. Filha de uma família modesta e numerosa, com quatro irmãos, teve uma infância difícil, sobrevivendo a pobreza. Seu pai, Albert Chanel, era feirante. A mãe, Jeanne Devolle, era doméstica e morreu precocemente de tuberculose.  O pai entregou Coco, apelido dado por ele, para avó educar mas ela também veio a falecer. A menina foi viver em um colégio interno, o Nossa Senhora da Misericórdia,  com suas duas irmãs, enquanto que,  seus irmãos,  foram trabalhar em uma quinta. 
Aos 18 anos ela encontrou sua prima que tinha a mesma vontade de fugir do internato. Ela consegue trabalhar como costureira em uma loja de enxovais. Com a prima, ela começa a conhecer a noite e a sonhar com o music hall. Em 1903, aos vinte anos, ela tenta a vida artística, canto, dança e teatro, sem sucesso. Conhece então, Etienne Balsan, rico herdeiro de uma famosa fabrica de tecidos,  que na época fabricava os uniformes do exército. Ele era criador dos melhores cavalos da França. O romance dura pouco pois Balsan era mulherengo e se envolve com outras mulheres. Mesmo assim, ele permite que ela fique morando com ele em Paris. Ela sem ter para onde ir, apesar de seu orgulho e de sua rebeldia, aceita a situação temporariamente. Então, em 1910,  surge o milionário inglês Arthur (Boy) Capel, causando ciúmes em Balsan e conquistando Coco Chanel. Ele foi o grande amor de sua vida. Com ele conheceu o lado sofisticado da Cidade Luz. Ela resolve investir no que gostava de fazer, a costura. Com a ajuda de Boy Capel, ela abre uma loja de chapéus vendendo os modelos para as damas da sociedade e as atrizes de teatro. A loja Chanell é sucesso e aparece na revistas de moda mais famosas de Paris.




Sua felicidade é interrompida. Boy Capel sofre um acidente com o carro que dirigia e morre. Triste, Coco resolve trabalhar e abre a primeira casa de costura, vendendo também chapéus. Mas sua personalidade inquieta queria mais e logo, ela está vendendo roupas desportivas para praia e para montar a cavalo. Inventa então, as primeiras calças femininas.




Vende então o primeiro vestido que havia feito para ela mesma, com materiais inusitados para as roupas femininas da época. Levando em conta a funcionalidade,o vestido era confortável e  elegante, causando a ira dos tradicionais parisienses. Chanel se torna famosa. Usa roupas até então masculinas, como gravatas, casacos e camisas, para transformar o guarda-roupa feminino.No início dos anos 20, Chanel apaixona-se por um príncipe russo pobre, Dmitri Pavlovich. Ela então, contrata 20 bordadeiras e  faz roupas com bordados do folclore russo. Conhece artistas importantes como Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo. Suas roupas vestem atrizes e ela torna-se conhecida em todo mundo. Em 1920, cria o perfume Chanel N°5 imortalizando a sua imagem como ícone de moda e bom gosto.




Em 1945, começa a Segunda Guerra Mundial e ela fecha as portas de quatro de suas lojas, em Paris, deixando apenas uma atendendo as demandas de perfumes e acessórios. Ela se envolve com um oficial alemão, o que lhe causa  rejeição por parte dos políticos franceses. Coco Chanel foi presa logo após a libertação da França do nazismo sob acusação de cumplicidade com os alemães. Foi solta com a intervenção de Churchill e foge, por um tempo, para a Suíça. Com problemas financeiros, começa então, a vender suas roupas para o outro lado do  Atlântico. Com a morte do ex-presidente norte americano John Kennedy, e com admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Channel, ela volta as revistas de moda do mundo e para a França.



Seus tailleurs, casacos, sapatos, perfumes e acessórios são sucesso incontestáveis. Ela tornou-se rica mas não esqueceu os pobres, ajudando principalmente aos artistas. Em 10 de janeiro de 1971, com 87 anos de idade, ela morre no Hotel Ritz Paris, onde viveu por muitos anos,  mas o seu legado para mundo nunca será esquecido. Ela deixou para as mulheres, peças preciosas, que permanecem atuais. O pretinho básico, o cabelo curto, o tweed, os tailleurs e as maravilhosas perólas. Ela foi pioneira em agregar conforto e elegância ao vestuário feminino.
O império Chanel continua, dentro do estilo de sua criadora, com peças elegantes e desejadas por toda as mulheres do mundo.



A Casa Chanel (Chanel S.A.) localiza-se na Place Vendôme, Paris, França.

CHANEL NO BRASIL

A entrada da marca no Brasil ocorreu na década de 1990,  na loja Daslu. Logo após, a loja foi fechada  e foram abertas lojas em shoppings paulistas. Atualmente são três lojas no Brasil, em São Paulo,  nos shoppings Cidade Jardim, Iguatemi e JK Iguatemi.

CHANEL EM ORDEM CRONOLÓGICA:


1883- Nasce Gabrielle Chanel
1910- Abre a primeira loja Chanel, em Paris
1921- Lançamento do perfume Chanel  N°5
1922- Lançamento do perfume Chanel  N°22
1924- Lançamento da primeira linha de maquiagem
1924- Chanel descobre o TWEED (usa o tecido até então masculino para seus tailleurs)
1925- Lançamento do perfume Gardenia
1926 -Lançamento do icônico “pretinho básico” revolucionando a moda
1927- Lançamento da primeira linha de produtos para a pele
1931- Chanel vaia Hollywood criar roupas para as estrelas
1932- Chanel apresenta a exposição “Bijoux de Diamants”
1935- Auge da fama. Ela emprega  4 mil trabalhadores
           e possui cinco lojas em Paris
1945- Começa a II Guerra Mundial e ela fecha quatro lojas
1954- Ela reabre a sal casa de alta costura
1955- Ela lança outro ícone, a bolsa de 2,55, acolchoada,
        combinando couro e ouro. Com nova alça,
           de ombro, libera as mãos das mulheres
1955- Lançamento do perfume Pour Monsieur, único 
          perfume masculino lançado na vida de 
          Mademoiselle Chanel
1957- Criação do sapato slingback, em dois tons, bege 
          com biqueira preta, encurtando o pé 
          e alongando a perna.
1960- O fascínio de Chanel cresce. Seus modelos são usados  por 
           Elizabeth Taylor, Jane Fonda, Jackie Kennedy, Grace Kelly e Jeanne Moreau
1971- Chanel morre em 10 de janeiro, com 87 anos, no Hotel Ritz Paris                                   
1978- Chanel, a grife, lança a coleção Ready-to-Wear, pronta para vestir
1983- Karl Lagerfeld  é nomeado diretor artístico da Chanel Moda
1984- Chanel lança Coco, perfume floral oriental feminino , inspirado em Veneza e de estilo
           barroco.
1987- Lançamento do relógio Première
2000- Lançamento do J12, primeiro relógio esportivo  da grife, em cerâmica preta,  que depois é lançado em 
          cerâmica branca e cromática.
2005- Exposição no Metropolitan Museum de Art, em Nova York, homenageia Chanel
2007- Homenagem com a exposição “Chanel, Arte como Universo”, 
          no Museu do Estado de Belas Artes Pushkin, em Moscou.


CHANEL NO PARIS FASHION WEEK 2013/14

























                                                    Designer-Chefe da Casa Chanel:
                                                                  Karl Langerfeld 




FILMES SOBRE A VIDA DE COCO CHANEL:









Livro:



Fontes:
Site oficial: chanel.com
sites: - pt.wikipédia.org
          - vogue.it
          - the100.ru
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário